Saiba como montar o açougue ideal
Especialistas afirmam que, no Brasil, o mercado de carnes dificilmente entra em crise. Isso porque a população do país tem o costume de consumir produtos bovinos como algo muito enraizado em seu estilo de vida, o que, por sua vez, significa que é preciso algo muito grave para que o consumo caia dentro de um açougue.
Por conta disso, abrir um açougue pode ser uma excelente opção para quem sonha em ser dono do próprio negócio.
Ainda assim, é preciso ter em mente que a alta procura pelo produto por si só não é o suficiente para garantir que o estabelecimento será bem sucedido: assim como no caso de qualquer outro estabelecimento, é fundamental que a sua abertura seja planejada e a sua gestão, bem feita.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas importantes para abrir uma loja de carnes e ser bem sucedido no ramo.
-
Faça um planejamento
De acordo com especialistas, a abertura de qualquer negócio é algo que teria que ser planejado por, ao menos, seis meses. Durante esse período, os aspirantes a empreendedores têm que analisar fatores como:
-
O público-alvo;
-
Os diferenciais de seu empreendimento;
-
O valor necessário para o projeto;
-
A concorrência.
No caso de açougues, isso não é diferente: o planejamento é fundamental.
É preciso considerar, por exemplo, todos os custos envolvidos com a abertura do negócio, desde a compra de um balcão freezer até a contratação de profissionais qualificados para atender os clientes e manipular as carnes – que, por sua vez, tem de ser compradas sempre de fornecedores de confiança, que sejam conhecidos no ramo.
-
Faça um levantamento dos equipamentos necessários
Açougues lidam com mercadorias perecíveis, como carnes bovinas, de frango e outros produtos de origem animal.
Por conta disso, é fundamental que tais estabelecimentos contem com equipamentos que os mantenham armazenados nas condições corretas e que, ao mesmo tempo, permitam que os clientes visualizem as mercadorias, aumentando as chances de que elas sejam vendidas pelo apelo visual.
A boa notícia é que há vários aparatos do tipo no mercado, como o balcão expositor refrigerado para açougue.
Feito de vidro e de aço inox, ele mantém todas as carnes em seu interior em uma temperatura reduzida, de modo que elas não se tornem impróprias para o consumo e, ao mesmo tempo, serve como vitrine para o negócio.
Assim, o cliente pode apontar para o atendente exatamente o produto pretendido.
É importante ressaltar que, por mais que o balcao refrigerado para carnes preço tenda a ser elevado, não vale a pena sacrificar a qualidade, comprando um modelo mais em conta e de uma marca desconhecida, para economizar um pouco de dinheiro.
Isso porque, nesse caso, corre-se o risco de perder mercadorias por conta de problemas no equipamento.
-
Familiarize-se com as normas da Vigilância Sanitária
Como açougues vendem alimentos extremamente perecíveis, a Vigilância Sanitária edita uma série de normas que regulamentam o seu funcionamento.
A ideia é garantir padrões mínimos de higiene, de modo que a saúde do consumidor não fique em risco. Entre os itens regulados pelo órgão, estão:
-
Limpeza do balcão de açougue;
-
Uniforme dos funcionários;
-
Condições de armazenamento dos produtos;
-
Acompanhamento da validade dos produtos comercializados.
Como esses aspectos são intensamente fiscalizados e podem causar o fechamento do estabelecimento, é fundamental que quem pretende investir na área familiarize-se com todas as normas pertinentes.
Deste modo, tanto a saúde dos consumidores quanto a reputação do estabelecimento ficam a salvo.
-
Escolha um ponto adequado para o negócio
Por último, é preciso levar em conta que a escolha do ponto de funcionamento é um dos aspectos mais determinantes para o sucesso de um estabelecimento.
Assim, é fundamental que o empreendedor o escolha com cuidado. Em síntese, ele deve, ao mesmo tempo, proporcionar toda a estrutura necessária para o funcionamento do negócio e estar próximo de seu público-alvo.
O local deve ainda contar com estruturas e instalações específicas e bem feitas. A boa notícia é que há soluções disponíveis para equipar até mesmo os imóveis mais problemáticos.
É possível, por exemplo, investir em uma pia de inox sob medida, projetada exatamente para o local no qual ela será instalada.
O mesmo vale para outros móveis que podem ser necessários para o funcionamento do estabelecimento, tornando o espaço mais funcional e contribuindo para que a rotina de trabalho dos funcionários seja mais produtiva.