Saiba como ter uma loja de joias perfeita
As joias estão presente na sociedade a muito tempo, sendo aplicadas como objetos decorativos ao corpo, e principalmente, como recurso de status social elas embelezam e encantam as pessoas.
Utilizada tanto por homens quanto por mulheres, esse setor está em constante desenvolvimento.
Com o passar do tempo, o acesso as joias foi sendo popularizado e o mercado desenvolveu uma variedade de modelos indo desde o uso de pedras mais nobres e cara as mais comuns e acessíveis.
Independentemente do modelo de negócios adotado, há uma variedade de público consumidor.
Ao investir nesse negócio é importante conhecer a variedade de produtos, o público consumidor e quais são os diferenciais competitivos que são necessários para ter um bom posicionamento no mercado e permanência nele também.
A escolha do local da sua loja joias
Para que um empreendimento tenha sucesso é preciso locar um espaço adequado para que todos os produtos possam ser devidamente acomodados e além disso, é preciso ter uma localização estratégica, com estacionamento, acessibilidade e que seja fácil de chegar.
O aluguel de espaço comercial é indicado que seja feitos em shoppings ou centros comerciais, pois a quantidade de pessoas que circulam nesses ambientes é alta, aumentando as chances de venda das mercadorias.
Além disso, há locais que são mais sofisticados que outros, as joias ressaltam:
- Sofisticação;
- Beleza;
- Elegância;
- Poder.
Dessa forma, o espaços precisa transpassar todas essas características, inclusive a sua localização.
Transformando a locação
Para que a loja fique adequada para a venda é precisa transformar o ambiente interno e externo, fazendo com seu estilo seja coerente com o que está sendo exposto, ou seja, elegante, delicado e sofisticado.
Começando de fora para dentro, há a fachada que serve como um cartão de visita e um atrativo para atrair os consumidores.
O projeto de fachada comercial precisa ser desenvolvido por profissionais da área de design e de construção civil para que o que foi planejado possa ser executado.
Como foco é na exposição e venda a fachada precisa ser transformada em um produto, reforçando a marca, o produto comercializado e a imagem da empresa.
Compondo o processo de venda, junto a demais elementos que são igualmente indispensáveis. Como a vitrine de vidro que contribui com a melhor visualização do produto e ao mesmo tempo o protege, incitando o desejo no consumidor e seus diferentes públicos que cobiçam um objeto que lhe confere poder, beleza e elegância.
Dentro da loja, há algumas estruturas que são importantes e que precisam ser integradas, as vitrines internas, também conhecidas como mostruários.
O mostruario de joias é o local no qual os produtos são armazenados e expostos, composto por tecido mais aveludado para não danificar as peças, eles estão disponíveis em diferentes modelos para que todos os produtos possam ser inseridos com exatidão.
Serviços diferenciados
Atualmente, as lojas que comercializam joias possuem um padrão estético facilmente identificado, dessa forma os diferenciais competitivos estão no produto e na qualidade do atendimento, além do investimento visual.
Para alcançar esse destaque alguns serviços podem ser incluídos.
Dentre eles o das entregas rapidas, para construir momento de pequenas ou grandes surpresas.
Além disso, a entrega permite expandir os locais de atuação, com o canal de vendas online que atende todo o território nacional, aumentando as vendas e promovendo a marca.
Além disso, um outro diferencial importante e que precisa ser destacado é o investimento em segurança.
Por ser produtos de alto valor, eles também são visados, bem como os cliente que os adquirem, para incentivar o consumo sem que o cliente se sinta ameaçado é necessário ter equipamentos e um bom sistema de segurança.
Dessa forma, tanto os produtos quanto os clientes serão protegidos.
As joias podem atender a uma variedade de públicos, definir bem quais são eles também contribui para o desenvolvimento de estratégias mais direcionadas, assim um anel de ouro feminino tem como público tanto o homem quanto a mulher, ou seja, o que presenteia e o que é presenteado.
Por fim, investir em um bom projeto de comunicação visual também é um diferencial competitivo que contribui para formação da identidade e imagem da marca, permitindo que a consolidação no mercado seja mais rápida, pois é executada com profissionalismo, planejamento e estratégia, compreendendo todas as necessidades e demandas dos seus diversos perfis de consumidores.