Segurança do trabalho e sua importância
O ambiente dos negócios é um lugar onde as pessoas passam a maior parte do tempo, e para que seja um lugar seguro é necessário normas e regras. É nesse sentido que a segurança do trabalho atua.
Nesse texto falaremos melhor sobre o que é a segurança do trabalho, como atua, quais os equipamentos e outras informações pertinentes.
O que é segurança do trabalho?
Segurança do trabalho, de modo geral, pode ser entendida e estudada como uma ciência que procura elaborar e também aplicar os meios de proteger trabalhadores em seu ambiente profissional, seja qual ele for, de um escritório até em áreas de risco.
Além de garantir a segurança deste ambiente, esse ciência também visa a promoção da saúde dos trabalhadores, oferecendo de forma eficiente uma qualidade de vida aos colaboradores das empresas.
A segurança e a consultoria em segurança do trabalho SP são reguladas por normas e leis dentro do que é chamado Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regulada pela portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e também possui a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) além de diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comandada pela ONU e ratificadas no Brasil.
A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego obrigam as empresas privadas e públicas, além de órgãos da administração pública em diversas esferas a terem profissionais da Segurança do Trabalho contratados por CLT.
Existem diversos tipos de profissionais envolvidos na segurança destas funções que atuam desde a operação de um canteiro de obras, até de forma direta na aplicação de injeções e exame admissional e periódico.
Profissionais envolvidos nestas funções
Há diversos tipos de profissionais envolvidos na segurança destes ambientes, como:
– Engenheiro de segurança do trabalho
Esse profissional atua na assessoria de diversos tipos de empresas e indústrias com relação a assuntos como segurança e a higiene nestes locais.
Ele faz isso por meio de inspeções das condições de trabalho, analisa as instalações gerais e as condições materiais.
Verifica métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador e faz um plano de prevenção de acidentes, verificando se é necessário a instalação de linha de vida (para atividades em alturas) e o uso de equipamentos de proteção individual.
O engenheiro também atua como:
- Inspetor de estabelecimentos comerciais e fabris;
- Realiza campanhas de prevenção de acidentes;
- Realiza estudos sobre doenças originadas das funções;
- Faz planejamento de controle de acidentes.
– Técnico de segurança do trabalho
O técnico de segurança do trabalho atua de uma forma mais prática, inspeciona locais, instalações e equipamentos de uma empresa, para verificar se estão em condições de serem usados. Assim, faz planejamento de eventuais modificações nestes ambientes
Faz a inspeção também em pontos de combate a incêndios, fazendo analise das mangueiras, hidrantes e equipamentos contra incêndios, para verificar se estão em condições de funcionamento.
O técnico em segurança do trabalho registra irregularidades em formulários, para fazer o controle dos acidentes e quais são as modificações que serão necessárias, como, por exemplo, a instalação de torre de iluminação, placas e outros equipamentos.
– Médico do trabalho
O médico vem atuar de forma direta com o trabalhador, ele realiza exames periódicos nos colaboradores. Esses exames são feitos com maior regularidade em postos de trabalho com mais riscos.
Interpreta exame feitos, detecta problemas relacionados a prática destas funções, e ajuda no planejamento de campanhas de prevenção de acidentes no trabalho.
Também faz exames admissionais e participa de inspeções das instalações destinadas ao bem estar, e faz parte do planejamento de instalação dos equipamentos médicos da empresa.
– Enfermeiro do trabalho
Assim como o médico atua de forma direta com o trabalhador, diferentemente do engenheiro e do técnico que têm suas preocupações em equipamentos como cinto de segurança, capacete, botas, luvar e outros tipos.
O enfermeiro executa e avalia diversos planejamentos de programas de prevenção de acidentes, presta primeiros socorros e faz curativos e imobilizações especiais, além de administrar remédios em casos de emergência até o atendimento médico especializado chegar.
A segurança e todos os seus ramos são essenciais para que uma empresa ou indústria tenha seus processos garantidos, assim traz uma segurança não somente para o patrimônio da empresa, mas também um ambiente agradável e seguro para os colaboradores.