Segurança em estabelecimentos do ramo alimentício
Procurando iniciar um comércio, abrir um restaurante, ou então um bar para agitar as noites de sua cidade? Então é importante ficar atento com a segurança do estabelecimento.
Para construir uma edificação no estado de São Paulo, é necessário obter laudos, vistorias e alvarás para que a edificação seja aprovada para funcionar regularmente, de acordo com as leis estabelecidas. Mas, quais são os requisitos e laudos necessários para aprovar uma edificação como segura e pronta para ser utilizada? Confira a seguir!
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB o melhor para segurança
Para sua edificação ser aprovada e classificada como segura, é necessário um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Na prática, o auto é um documento emitido pelo corpo de bombeiros da polícia militar do estado de São Paulo, que atesta que a edificação apresenta os requisitos de segurança contra incêndios.
Com o auto, além da edificação estar enquadrada dentro da lei do país contra incêndios, evitando assim transtornos e multas, também facilita o controle de monitoramento do corpo de bombeiros a fim de evitar acidentes na edificação.
O laudo emitido pelo corpo de bombeiros tem validade de 1 a 3 anos no Estado de São Paulo.
Vale ainda mencionar que a renovação AVCB sp deve ser feita meses antes do prazo de validade se esgotar. Porém, em caso de novas construções, ampliações do terreno, reformas, que altere a estrutura das edificações, deve ser feito novamente uma vistoria do Corpo de Bombeiros e emitido um novo auto confirmando a segurança e proteção contra incêndios da edificação.
Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB)
O certificado da CLCB, é obrigatório em todo o estado de São Paulo para a emissão de alguns documentos como alvará e licença de funcionamento.
No CLCB é certificado que, após a realização de uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, a edificação está de acordo com as normas de segurança previstas em todo o estado de São Paulo.
Use corretamente o gás e evite acidentes!
O botijão de gás é um dos principais causadores de incêndios em residências ou estabelecimentos. Muitas vezes as pessoas acabam esquecendo de desligá-lo e o vazamento do gás pode causar explosões e incêndios.
Os tamanhos, pesos e funcionalidade de botijões de gás variam aqui no Brasil, cada um sendo apropriado para cada tipo de construção, existindo 7 tipos no país. Os tamanhos dos botijões são:
- Gás P2: 2 kg ( usados em acampamentos);
- Gás P5: 5 kg (fogões domésticos);
- mGás P8: 8 kg ( fogões domésticos);
- Gás P13: 13 kg (fogões domésticos);
- Gás P20: 20 kg (empilhadeiras industriais);
- Gás P45: 45 kg ( comércios, bares, restaurantes e etc);
- Gás P90: 90 kg ( industrias e comercios com grande consumo de gás).
Além disso, há uma variação no preço botijão p45 cheio. O botijão de gás mais utilizado em estabelecimentos comerciais, restaurantes, hospitais, entre outros é o gás p45 cheio.
Por ser um tipo de botijão de gás versátil, atuando também como fonte de energia para esses estabelecimentos, o preço pode ser um pouco mais elevado quando comparados aos outros modelos de botijão de gás.
Esse tipo de gás deve ser utilizado de acordo com a regulamentação e todos os laudos e autos autorizando a sua utilização.
Laudo técnico ART para segurança
Para a construção de uma edificação, as contratações de profissionais que irão realizar o trabalho, é importante obter um Laudo Técnico ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), realizado pelo CREA.
O laudo é fundamental em qualquer relação de contratação de serviços, garantindo direitos e deveres entre ambas as partes.
Este documento serve como um contrato, garantido a remuneração para o prestador do serviço e – em contrapartida – garante a quem contrata que o profissional é de qualidade, pois registra suas atividades profissionais já realizadas.
Um exemplo de modelo de laudo tecnico deve conter: nome, responsável técnico, profissão, nacionalidade e estado civil, endereço, responsabilização pela emissão do laudo e assinaturas de ambas as partes.
Alvará de funcionamento
Outro regulamento importante para a construção de uma edificação é a obtenção do Alvará de Funcionamento. Esse documento é obtido junto às prefeituras municipais, atestando que o estabelecimento tem a regulamentação necessária para funcionar.
É possível retirar o alvará de funcionamento sp depois de abrir o estabelecimento, porém, o estabelecimento, seja um bar, um comércio local, um restaurante, ou até eventos culturais que forem avaliados e não possuírem o alvará de funcionamento, podem ser interditados e os proprietários receberem multas.