Sistemas e procedimentos de combate à incêndio
Uma empresa, residência ou indústria precisa estar atenta em diversos aspectos com relação ao combate ao incêndio, como a presença de extintores de incêndio e rotas de fuga. Principalmente para as empresas e indústrias, é obrigatório a elaboração de um projeto de prevenção e combate a incêndio.
Assim, além do projeto ser bem projetado, existem alguns itens e procedimentos que são essenciais para o desenvolvimento de um combate ao incêndio correto e eficiente.
Neste artigo falaremos desses componentes que são muito importantes para a segurança das empresas e negócios, assim como de todas as pessoas que estão nesses ambientes.
Elaboração de projeto de combate à incêndio
Para que uma empresa ou indústria receba autorização para o funcionamento, é necessário a elaboração do chamado Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
Esse projeto é composto por uma série de documentos com informações sobre a edificação, as áreas de risco e as medidas de segurança contra incêndios e pânico que serão implementadas dentro da edificação, como a colocação de extintor de incêndio preço.
Assim, a elaboração de projeto de combate ao fogo é obrigatório em alguns casos, como:
- Abertura de empresa (dependendo do setor);
- Ampliação da área da empresa;
- Regularização para evento temporário;
- Mudança de ocupação ou uso.
Em muitos casos, a empresa que não realizar a elaboração desse projeto não consegue a liberação do local para o funcionamento, podendo sofrer sanções se não cumprir com as exigências de segurança.
Extintores de incêndio
Os extintores de incêndio são ferramentas muito importantes no combate ao incêndio. isso porque são instrumentos fáceis de serem encontrados e que tem a possibilidade de recarga extintor abc 4 kg preço.
O uso dos extintores de incêndio ajudam muito no controle primário do incêndio, fazendo com que danos e impactos sejam diminuídos.
O extintor possui uma espuma anti-incêndio em alta pressão e, em alguns casos, pode ser usado o gas novec, um tipo de agente supressor bastante eficiente. Cada extintor de incêndio é classificado de acordo com a classe do incêndio, que podem ser divididos em: classe A, classe B, classe C, classe D e classe K.
A classe A envolve incêndios causados em sólidos que deixam resíduos como madeira, papel e outros elementos. Já os de classe B são incêndios causados por líquidos inflamáveis como álcool e gasolinas.
Na classe C verificamos o combate ao incêndio causado em equipamentos elétricos, enquanto na classe D os incêndios são causados em metais combustíveis como alumínio e zinco.
Por fim, na classe K estão incêndios causados por gordura e óleo de cozinhas.
Existem quatro tipos de extintores principais dentro dos mercados, são eles o pó químico, gás carbônico, água pressurizada e espuma. Para a recarga desses tipos de extintores é preciso sempre consultar a tabela de preços de recarga de extintores.
1. Extintores de pó químico
Esses extintores podem ser compostos por diversos pó químicos, sendo os mais comuns os extintores BC e o ABC.
Sendo o primeiro o elemento principal o bicarbonato de sódio e o segundo o monofosfato de amônia.
Esse material apaga o fogo por abafamento, quando o pó entra em contato com o material, há a inibição do oxigênio que é um agente que pode intensificar as chamas.
O tipo BC é usado em incêndios de classe B e C e o ABC em classes A, B e C.
2. Extintores de gás carbônico
São compostos por CO2 (gás carbônico) que não possui cheiro ou cor e não tem característica de condução elétrica.
Quando entra em contato com o material em combustão, ocorre o abafamento e em seguida acontece resfriamento. Por conta disso, ele age nos incêndios B e C.
3. Extintores de água
Esses extintores são compostos por água e combate apenas incêndios de classe A.
O modelo funciona por resfriamento e depois por abafamento.
4. Extintores de espuma
São extintores compostos por uma espuma anti-incêndio. São úteis em incêndios de classe A e B.
De um modo geral, esse material contém água, o que faz com que o apagamento do incêndio ocorra por resfriamento e depois por abafamento. Por conduzir eletricidade por conta da água, não podem ser usados em incêndios de classe C.
Além da elaboração dos projetos de segurança contra incêndio e o uso de extintores de incêndio, existem outros sistemas e processos que são essenciais para a segurança de casas e edifícios. Um desses sistemas é o de pressurização de escadas.
Esse sistema tem como o objetivo manter a área das escadas livres da fumaça e dos gases tóxicos, mesmo que haja um incêndio, facilitando a saída das pessoas.
Desse modo, vimos que o sistema de combate à incêndio é composto por diversos pontos e todos precisam ser feitos de forma adequada para que haja efetividade e segurança nas edificações.