Saiba como investir em sustentabilidade no seu negócio
Para entender a relação da sustentabilidade com o desempenho empresarial, basta considerar que desde as atividades mais simples do dia a dia dos negócios até as atividades diretamente relacionadas aos recursos naturais, todas elas têm enormes impactos sociais e ambientais.
É importante notar que como o conceito de sustentabilidade responde ao postulado da conservação dos recursos naturais, diferentes setores são impactados em prol da conscientização, inovação e adaptabilidade das estratégias. Por isso, conhecer a forma correta de investir nesse setor é de extrema importância.
Saiba mais sobre as práticas de sustentabilidade para os negócios
Quando se trata de implementar a sustentabilidade em um negócio, deve-se enfatizar que é uma questão holística, não apenas relacionada aos vínculos entre empresas, empresa e campanhas, mas também com esse valor na cultura organização. Entre as práticas que podem ser adotadas estão:
1) Investir em reciclagem
Nas empresas, há uma ampla utilização de diversos materiais, principalmente papelão e papel. Nesse contexto, os empresários devem considerar que a destinação desses artigos pode ser mais favorável ao meio ambiente e à sociedade como um todo.
Existem várias soluções para este problema, como recorrer aos serviços de empresas de compra de recicláveis em sp e, muitas vezes, direcionar as compras para materiais recicláveis além destes.
2) Descarte de copos descartáveis
Outro ponto importante em relação aos materiais utilizados nas empresas diz respeito ao uso de copos descartáveis, o que é óbvio. Os copos mais utilizados são de plástico e a redução desse tipo de resíduo é atraente, pois o índice de reciclagem desse material é baixo, principalmente devido ao descarte inadequado.
Uma solução interessante é usar copos ou garrafas individuais, que podem até ser personalizados. Nesse caso, também é interessante prever rotas mais favoráveis para o consumo de água e outras bebidas, já que a principal dificuldade é a limpeza correta após o consumo.
O uso da água também deve ser respeitado, por exemplo, deve-se ter cuidado na limpeza caixa d água preço e opções práticas para evitar transtornos ao usuário, bem como evitar seu uso para reabastecimento de garrafas.
3) Envolvimento dos Colaboradores
É importante promover o envolvimento dos colaboradores, seja através de materiais informativos, conferências de sensibilização ou formação. Afinal, é o tipo de conhecimento que complementa não só a sua vida profissional, mas também a sua vida pessoal.
4) Gestão financeira mais eficaz
A sustentabilidade também está associada aos recursos financeiros de uma empresa, que é um importante pilar do desenvolvimento econômico. Portanto, as empresas precisam encontrar formas de promover o crescimento econômico sem comprometer a qualidade de vida e o meio ambiente.
Assim pode focar no monitoramento de equipamentos de aplicação, consumo de energia elétrica, combustível, sistema de reaproveitamento de água e coleta de resíduos líquidos. São processos que otimizam o uso de recursos, são controlados e econômicos.
Principais falhas da sustentabilidade corporativa
A imagem corporativa geralmente é aprimorada pela sustentabilidade corporativa, no entanto, existem falhas muito comuns na implementação de medidas, principalmente fatores como:
- Imediatismo;
- Desalinhamento;
- Falta de mensuração;
- Ausência de comunicação.
Deve-se notar que certas medidas levam tempo, principalmente para produzir resultados significativos, e as más atitudes devido ao imediatismo podem afetá-las seriamente.
Uma questão que não pode ser esquecida é a importância de alinhar o conceito de sustentabilidade com os valores corporativos, pois assim o crescimento pode ser baseado em resultados ainda mais satisfatórios.
Por exemplo, se uma fábrica de caixa de papelão ondulado, deve haver uma preocupação de adequação dos serviços, como promover a reutilização ou métodos de produção de baixo impacto ao meio ambiente.
É importante determinar os resultados que as medidas implementadas, pois, conforme mencionado, além dos impactos sociais e ambientais, existem também os impactos financeiros. Desta forma, é possível determinar onde os ajustes podem ser feitos.
A falta de comunicação pode afetar o resultado e a resolução deste problema. Poder investir em campanhas de sensibilização e desde o primeiro contato com os colaboradores mostra que a empresa integrou o conceito de sustentabilidade no centro dos seus valores.
Além disso, cabe destacar que, seja qual for a ação tomada, é importante manter o comprometimento em cada atitude, principalmente quando se considera o impacto das ausências nos colaboradores.