Transporte de cédulas e moedas com segurança
A oferta de segurança em caixas eletrônicos, para os clientes do sistema bancário, está se expandindo de de maneira exponencial, alcançando os mais diferentes espaços. Além das próprias agências bancárias, é possível encontrar os caixas automáticos em supermercados, farmácias, casas lotéricas e padarias.
Em espaços onde antes eram reservados apenas para experiências gastronômicas, como lanchonetes e restaurantes, também é possível encontrar estas máquinas para saques em espécie e, até mesmo, realizar outros tipos de serviços bancários, como depósitos e transferências para outras contas em bancos com bandeiras diferentes.
O funcionamento dos caixas eletrônicos
Com a escassez de moeda em espécie no bolso dos clientes, os comerciários ainda precisam fazer visitas aos caixas dos prédios bancários, para poder ter o troco quando o cliente paga com dinheiro em papel.
Apesar da facilidade que os cartões de plástico oferecem como forma de pagamento, em débito ou crédito, muitos clientes ainda utilizam o dinheiro em espécie para o pagamento de produtos e serviços.
Para manter a segurança destes locais que têm um caixa eletrônico à disposição, empresas de segurança e transporte especializadas são contratadas, tanto para que possam alimentar o sistema como para fazer o traslado entre caixas eletrônicas avulsas e cofres de bancos.
Entre os locais que precisam de segurança durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, é o aeroporto de viracopos, que recebe passageiros de diferentes locais do país e precisa ter caixas eletrônicos.
Com bastante dinheiro para que possa atender turistas, viajantes, passageiros regulares e passageiros esporádicos, em suas dependências para sacar dinheiro.
Como são diversas bandeiras bancárias que atendem os passageiros que passam por este local, diferentes empresas de segurança patrimonial têm acesso ao local.
Muitas precisam fazer o traslado para viracopos de outros municípios, para que possam recolher o dinheiro depositado, assim como reabastecer com mais dinheiro em notas de diferentes valores para os caixas eletrônicos.
Verificação de forma automatizada
A captação de dinheiro nestes postos de recolhimento devem ser realizados de maneira ágil, para afastar qualquer possibilidade de roubo ou assalto.
Mesmo equipados com armamentos para este tipo de função, os profissionais devem estar atentos e trabalhar de forma rápida e eficiente, para que os valores sejam transferidos para um cofre dentro de um banco, sendo transportado por carros fortes durante todo o trajeto.
No destino final, todo o dinheiro passa por um processo de contagem, utilizando tecnologia de automação com máquinas que são capazes de fazer a leitura de marcas de ultravioleta estampadas nas notas, assim como as fitas magnéticas que são inseridas, de maneira peculiar, nas notas em papel moeda.
A contagem de moedas de metal também é realizada por equipamentos modernos, que reconhecem a gramatura e diâmetro, e assim, são separadas por seu valor para cada depósito separado.
Este tipo de trabalho sendo realizado por profissionais ligados ao sistema bancário, podem realizar uma série de captações, dos mais diferentes pontos de recolhimento, já que a oferta de caixas eletrônicos está ligado a um sistema cada vez maior, atendendo o maior número de clientes possível.
Para não haver perda de dinheiro, ou qualquer tipo de contagem errônea, estas máquinas oferecem diversos benefícios, como:
- Facilidade na geração de relatórios contábeis;
- Disponibilidade imediata para depósito correto;
- Produtividade de funcionários elevada;
- Processos de contagem sem retrabalho.
A gestão automatizada, empregada na contagem de dinheiro, facilita o processo de toda a captação e destinação dos valores, conforme eles são disponibilizados para os caixas eletrônicos, independentemente se é para um local como o aeroporto ou para os caixas que ficam à disposição em um centro de compras.
Por isso é importante reconhecer que a tecnologia pode ajudar, de diferentes formas, nos processo de trabalho.
Formas de contar dinheiro com segurança
Os comerciantes que trabalham com bandeiras bancárias diversificadas, mas também recebem o pagamento em espécie, podem agilizar os trabalhos de contabilidade com o uso de uma contadora e separadora de moedas, para que possam verificar, em conjunto com a sangria do caixa, os lucros obtidos em um dia de trabalho.
Ao invés de contar na unha, nota por nota, moeda por moeda, este tipo de aplicação de tecnologia facilita o processo e ainda agiliza na organização de trocos para o dia seguinte.
Ter à disposição uma contadora e classificadora de moedas também ajuda na verificação de notas e moedas falsas, pois muitas possuem um sistema de leitura ultravioleta e das fitas magnéticas que compõem as notas, para qualquer problema que possa surgir.
Isso garante maior controle sobre o processo de contabilidade, com fluxo constante dos trabalhos ao fim do dia, quando todo o lucro pode ser depositado em um cofre, ou despachado por meio de uma equipe de segurança, especializada em transporte de carga valiosa.