Universo das luvas: veja como elas são utilizadas em empresas
O tema de saúde e segurança do trabalho é amplo quando se leva em consideração todas as profissões e as particularidades que envolvem as luvas.
Neste contexto, para diversos profissionais, as luvas acabam desempenhando um papel, muitas vezes, decisivo para a produtividade e segurança, garantindo a integridade física e o bem-estar de cada trabalhador que necessite deste item.
Esses elementos fazem parte dos EPIs, que consistem nos equipamentos de segurança individual de cada empresa.
Por meio das luvas de proteção individual, as mãos, pulsos e braços dos trabalhadores são protegidos de acordo com os riscos que o ambiente de trabalho pode oferecer, tais como:
- Queimaduras;
- Contato com fungos;
- Cortes;
- Contato com bactérias;
- Perfurações.
Considerando as particularidades de cada profissão, as luvas são fabricadas para assegurar não apenas a proteção, como também a ergonomia e conforto de cada trabalhador.
Dessa maneira, existem diferentes tipos de luvas, desde as específicas para o manuseio de pequenas peças, até luvas para lidar com altas temperaturas e agentes tóxicos.
Quais são os materiais mais usados nas luvas?
A diversidade também está presente ao abordar os materiais usados para a confecção desses elementos.
Há possibilidade de encontrar luva de raspa de couro, lona, PVC, neoprene, látex, entre muitas outras opções. Por esse motivo, as exigências de cada profissão devem ser consideradas pela empresa.
Quais são os principais tipos de luva?
Conforme citado, a diversidade está muito presente quando se trata das luvas, entre os principais tipos, é possível encontrar:
- Luva borracha isolante: protege, principalmente, contra choques devido ao contato com fios elétricos;
- Luva de proteção em raspa: é possível encontrar luva de raspa cano curto ou longo, que protegem contra agentes abrasivos;
- Luva de proteção confeccionada em vaqueta: protege os braços e mãos de agentes abrasivos e escoriantes;
- Luva borracha nitrílica: protege contra agentes biológicos e químicos;
- Luva condutiva: exerce proteção no contato com partes energizadas.
Há ainda outros tipos, como as luvas condutivas, que normalmente são voltadas para profissionais que lidam com alta tensão, por exemplo, epi luvas para eletricista atua protegendo os trabalhadores contra choques elétricos graves.
Por esse motivo, essa opção é, constantemente, aplicada na manutenção de indústrias e trabalhos com redes elétricas em geral. Os modelos variam, podendo apresentar capacidade de isolamento de 500 a 40.000 volts.
O que é luva de raspa de couro?
As luvas de raspas de couro são, comumente, confundidas com a luva vaqueta, pois ambas são confeccionadas por meio do couro bovino.
No entanto, enquanto a luva de raspas é constituída através da parte interna da pele, a vaqueta, é por meio da externa.
O uso também pode ser variado, pois as luvas de raspas são comumente aplicadas para proteger de agentes cortantes e abrasivos.
Sendo assim, trabalhadores que costumam lidar com cargas, serviços de agricultura, solda, madeireiras, entre outros setores, normalmente utilizam esses tipos de luvas.
Já no caso da luva de vaqueta, seu acabamento e espessura permitem que ela seja usada em trabalhos que exigem um tato maior, por exemplo, para montar estruturas metálicas.
Além do mais, também são indicadas para trabalhos em grandes alturas, que exigem maior contato com os materiais para o equilíbrio do trabalhador.
Conheça luvas para lidar com altas temperaturas
Ao se tratar de luva para alta temperatura, é possível encontrar também diversos modelos e material.
Por exemplo, para atividades como fornos, panelas, entre outras de cozinha industrial, normalmente as luvas de segurança são confeccionadas em algodão e fibra de poliéster, com modelos de dois dedos ou convencional.
Nesses casos, a temperatura de contato também pode variar, por exemplo, de -25° até 250°C. Há também opção de luva para alta temperatura 1000 graus entre as alternativas.
É necessário que cada empregador se preocupe com que o equipamento oferecido realmente seja capaz de atender às necessidades de seus funcionários.
Por esse motivo que as especificações das luvas devem ser avaliadas de forma criteriosa.
Saiba mais sobre EPI
Conforme apresentado, EPI corresponde a Equipamento de Proteção Individual e de acordo com a norma regulamentadora NR-06, refere-se a todo dispositivo ou produto, de utilização individual pelos trabalhadores, com finalidade de proteção aos possíveis riscos contra a saúde e segurança no trabalho.
Neste contexto, além das luvas, os EPIs envolvem protetores faciais, mangas, calçados, cinturões, capacetes, entre outros itens.
É interessante citar que é responsabilidade do empregador adquirir o item adequado de acordo com os riscos das atividades, exigir o uso e fornecer ao trabalhador apenas o que é aprovado pelo órgão nacional competente.