Vai fazer uma reforma? Fique atento nestes três itens!
A reforma é vista por muitos como um momento de renovação. Entretanto, ela não envolve somente a elaboração de um projeto de decoração e logo em seguida a contratação de trabalhadores (na sua maioria os pedreiros).
É preciso ficar atento aos procedimentos legais e outros detalhes mais práticos, capazes de prejudicar o andamento de uma obra seja residencial ou em outros tipos de edificações.
Por essa razão, o texto a seguir irá falar sobre três itens muito importantes, os quais devem receber uma atenção especial por parte dos moradores de uma casa.
O licenciamento
Ao fazer uma reforma ou qualquer outro tipo de construção, é muito importante que os responsáveis tenham em mãos o licenciamento de obras e construções para regularizar a situação daquele trabalho perante os olhos da prefeitura.
Isso porque, caso uma obra seja feita sem licenciamento, o governo, ao identificar a situação irregular, pode barrar o projeto, além de que o dono do imóvel pode acabar recebendo uma multa.
Situações assim costumam acontecer bastante em grandes reformas, como é o caso da construção de terraços, lajes e segundos andares.
Vale a pena ter em mente que as regras para adquirir o licenciamento podem variar de acordo com cada cidade. Ou seja, enquanto alguns municípios podem pedir fiscalização e autorização do Corpo de Bombeiros, outros requerem avaliação da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego).
Contudo, existem certos procedimentos que são comuns para qualquer tipo de empreendimento, como é o caso de várias construções, das quais se exige:
- O alvará de construção;
- A certidão do habite-se;
- A licença de instalação de energia e água;
- Certidão negativa de débito do INSS;
- Averbação da construção;
- Escritura;
- Entre outros.
Para facilitar o trabalho de aquisição de toda a documentação necessária, pode-se contar com o trabalho desempenhado por empresas especializadas no assunto.
O aluguel de caçamba de entulho
Fazer o aluguel de caçamba entulho talvez seja, depois do item anterior, a necessidade mais importante para a realização de uma obra.
Afinal, do que adianta quebrar paredes, arrancar pisos, retirar telhas, se não há espaço o suficiente para descartar tudo isso, prejudicando a obra?
O acúmulo de detritos retirados durante uma reforma pode dificultar o serviço dos trabalhadores, aumentando as chances de atraso na entrega da obra.
Portanto, as caçambas são como grandes lixeiras onde é possível descartar tudo o que não vai ter utilidade dentro de uma reforma.
Elas podem ser alugadas para que, assim, as empresas responsáveis pela locação deste item possam descartar correta e adequadamente todo o lixo e material que sobrou.
Além disso, quando se trata de empresas boas que oferecem o serviço de aluguel de caçamba de entulho, elas vão ficar responsáveis por fazer a retirada dos entulhos mais específicos.
Ou seja, essas firmas não trabalham aglomerando todo tipo de lixo de qualquer maneira. Elas separam aqueles que são reutilizáveis e recicláveis de outros que não podem ser reaproveitados, tendo em vista que muitos entulhos dispersados durante obras podem oferecer grandes riscos à natureza.
Por essa razão, é bastante interessante já separar parte do lixo antes do recolhimento da caçamba.
O transporte de mudanças
Geralmente, quando se está fazendo reformas, torna-se necessário fazer mudanças. Muitas vezes, as pessoas costumam reformar as casas antes de abandonar suas residências antigas.
E é aqui que uma transportadora de mudanças pode ser importante. Entretanto, muitas pessoas ficam com dúvidas entre contratar uma empresa transportadora ou simplesmente um caminhão de frete. Portanto, é importante focar nas diferenças.
Uma transportadora não só leva todos os móveis e pertences de uma casa até a outra, mas também trabalha com o empacotamento dos itens doméstico e desmonte dos móveis. Assim, o trabalho de se guardar louças e roupas fica a cargo da própria transportadora, algo que não está presente nos simples serviços dos caminhões de frete.
Para fazer o empacotamento de pertences, as empresas transportadoras utilizam materiais adequados para garantir que nada seja danificado, tais como:
- Kraft (para louças);
- Papel ondulado;
- Plástico bolha;
- Entre outros.
Além disso, devido ao fato de tudo estar dentro do pacote, o trabalho com a desmontagem e remontagem dos móveis sai mais barato do que contratar profissionais específicos para isso, os quais podem acabar cobrando um valor mais alto.
Portanto, quando comparado com o serviço de frete, as transportadoras oferecem uma maior vantagem financeira.